top of page

Isaac Newton | curiosidades sobre os físicos

CONFIRA NOSSO MAPA MENTAL PUBLICADO NO NOSSO INSTAGRAM: @FisicaNossa


Esta matéria não tem intuito lucrativo, é apenas a versão por extenso do mapa publicado no instagram do Fisica Nossa, a fim de compartilhar o poder do conhecimento. Espero que goste!

Isaac Newton fez descobertas importantíssimas para a ciência: descobriu a lei fundamental da gravitação, imaginou as leis básicas da Mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, além de estabelecer os alicerces de suas grandes descobertas ópticas.


Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, na Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Newton era órfão e pobre. Seu pai faleceu e sua mãe o deixou com os avós após se casar novamente.


A epidemia da Peste Bubônica ocorreu entre 1665 e 1667, causou mortes e fechamentos temporários de certos locais. Com o fechamento da universidade, Isaac Newton precisou ficar em casa, em isolamento, e foi nesse período em que fez suas descobertas mais importantes.


Sua descoberta mais famosa é lembrada pela ilustração da maçã: uma mação de uma arvore e atingiu Newton, e então ele se perguntou por quê? Por que caiu para baixo e não para cima? Foi assim que se originou o pensamento sobre uma possível exitencia de força (a gravidade). Na visão de Newton, tudo que está no mundo se move. Ele mostrou que o movimento de derrubar uma maçã e orbitar planetas é governado pela mesma força: a gravidade. Porém, não foi sorte... aquela maçã, não caiu. Talvez nunca nem ao menos existiu. Sua descoberta sobre a força foi através de trabalho duro. A maçã é apenas uma ilustração da sua tese.

Isaac Newton chegou à conclusão de que corpos com mais massa (Terra) atraem os com menos massa (maçã) para baixo, em sua direção. Hoje já sabemos que a lei da gravitação funciona diferente do que apresentado por Isaac Newton, mas foi a partir desta força Newtoniana que Albert Einstein iniciou sua compreensão sobre a gravidade.

O físico lançou a hipótese de que a luz não era pura, mas sim formada pela mistura ou superposição de todas as cores do espectro, e concluiu ainda que a luz se decompõe por causa da refração que sofre ao passar de um meio para outro

com índices de refração diferentes. Newton verificou a dispersão da luz branca sob um prisma polido em que veria inúmeras cores, isso porque os corpos na verdade refletem a luz de uma certa cor em maior quantidade do que as outras. As várias cores originadas da luz branca são causa das impurezas.


Durante seus experimento sobre a óptica, Isaac Newton quase ficou cego. Newton enfiou um palito pontiagudo no olho várias vezes para provar sua teoria e chegou a ficar com uma cegueira temporária de 3 dias por causa de seus testes.

Como obra mais difundida entre o meio físico, temos as 3 leis de Newton, comprovadas e válidas até os dias de hoje.

A primeira lei de Newton, também chamada “Lei da Inércia” diz: “Um corpo permanecerá em movimento ou repouso a menos que uma força resultante seja aplicada sobre ele.”

A segunda diz: “A aceleração produzida sobre um corpo tem a mesma direção e sentido da força resultante sobre ele e é inversamente proporcional à sua massa.”

E a terceira: “Para toda força de ação, surge uma força de reação com mesmo módulo e direção, e em sentido oposto”.



obrigadx pela leitura!

VÁ AO NOSSO INSTAGRAM :)


"O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano"

- Isaac Newton

Comments


bottom of page